As informações desse artigo são específicas para utilização do getCALL com a Zenvia.
Para utilização com a Z-Api, não existem restrições na criação ou aprovação de templates.

Quando uma pessoa manda uma mensagem para o seu número (ela inicia uma conversa), o WhatsApp abre uma sessão de 24 horas. Nesta sessão, o seu número pode conversar com a pessoa sem precisar enviar templates de mensagens até 24 horas da data e hora da última mensagem que a pessoa mandou para você. Você pode trafegar textos, vídeos, fotos e diversos tipos de documentos, também pode receber a localização e contatos.

O que são Templates ?

Os templates são mensagens pré-aprovadas pelo WhatsApp para enviar diversos tipos de textos e também para iniciar uma nova conversa com um número de telefone (é necessário uma resposta da pessoa para abrir a sessão de 24 horas).


Quem faz a análise e aprovação ?

Quem faz a análise e a aprovação/reprovação do seu template é o time do WhatsApp. Nem o getCALL nem a Zenvia interferem no processo de aprovação/reprovação e também não podem contestar decisões.


Quanto tempo demora para aprovar?

O prazo para análise de templates varia de acordo com as demandas do WhatsApp e normalmente é aprovado em algumas horas ou, em até 24 horas dependo do horário do envio para aprovação e dias úteis.


Por que o template pode ser reprovado?

Abaixo, seguem alguns dos principais motivos de reprovação.

1. Seu template é considerado promocional

Não é permitido o envio de conteúdo promocional ou qualquer conteúdo que não foi solicitado pelo cliente. Abaixo, listamos algumas palavras que podem levar o time do WhatsApp a entender que seu template contém SPAM e fazer a reprovação. Confira.
  • anúncio
  • amostra
  • baixa
  • barganha
  • brinde
  • comercial
  • cupom
  • desconto
  • divulgação
  • edição limitada
  • lançamento
  • liquidação
  • mimo
  • oferta
  • oferecer
  • oportunidade
  • pechincha
  • presente
  • promoção
  • promocional
  • promo
  • promover
  • propaganda
  • proposta
  • publicidade
  • queima
  • sorteio
  • surpresa
  • vantagem
 
*** Lembre-se que seu cliente é quem decide se você está ajudando, informando ou incomodando. Portanto, ao criar o seu template, leve em conta o valor gerado ao seu cliente.
 

2. Seu template tem parâmetros flutuantes

O modelo de mensagem não pode conter linhas apenas com parâmetros e sem texto.
 

3. Seu template está fora da formatação

Seu template ainda pode ter sido reprovado por não estar na formatação correta. Verifique se não há erros de ortografia.
 

4. Seu template não seguiu a política

Seu template pode ter sido reprovado por não seguir a Política do WhatsApp Business.
A seguir, trazemos alguns pontos da Política do WhatsApp Business que devem ser observados.
  • O WhatsApp proíbe organizações e indivíduos envolvidos com terrorismo ou crime organizado de usar os Produtos do WhatsApp Business.
  • O WhatsApp proíbe o uso dos Produtos do WhatsApp Business para facilitar ou organizar atividades criminosas, inclusive para explorar ou causar dano físico, financeiro ou de qualquer outra natureza a pessoas, empresas ou animais.
  • Caso você esteja negociando, oferecendo ou vendendo produtos ou serviços, inclusive enviando mensagens em conexão com tais ofertas e vendas, você deverá obedecer também à Política Comercial do WhatsApp.
  • Se a principal finalidade ou negócio de sua organização (conforme determinada a critério exclusivo do WhatsApp) for distribuir, vender, oferecer para venda, negociar, comercializar, promover, endossar ou operar comercialmente quaisquer dos produtos e serviços proibidos pela Política Comercial, o WhatsApp pode proibir sua organização de usar os Produtos do WhatsApp Business.
  • Mensagens não devem incluir conteúdo ofensivo, como materiais sexualmente explícitos ou nudez, conforme determinado de acordo com o critério exclusivo do WhatsApp.

 

Meu template foi aprovado, e agora?

Agora, você já pode enviar mensagens de textos e iniciar conversas com seus clientes utilizando o getCALL. 

 
*** Não é possível alterar templates depois de aprovados. Você pode desabilitar o template dentro do getCALL se não precisar mais dele.
 

Classificação do número

Cada número possui uma classificação de qualidade dentro do WhatsApp. Esta classificação intercala entre 3 status: alto (verde), médio (amarelo) e ruim (vermelho). O WhatsApp tem um sistema de monitoramento de taxa de spam e bloqueios. Quando acontecem esses bloqueios com frequência, o seu número passa para o status médio (amarelo) ou ruim (vermelho) e pode até ser banido pelo WhatsApp.

 

Como o template impacta na classificação?

O seu template pode impactar negativamente nessa classificação caso você envie mensagens para usuários que não desejam receber aquele tipo de conteúdo. Para evitar isso, basta aplicar as boas práticas sugeridas pelo WhatsApp, pela Zenvia e pela equipe do getCALL.

 

Tier (nível de limite de mensagens)

Hoje o WhatsApp fornece 3 Tier de limites de mensagens:

 

  • Tier 1 (até 1.000 números únicos impactados por período contínuo de 24h);
  • Tier 2 (até 10.000 números únicos impactados por período contínuo de 24h)
  • Tier 3 (até 100.000 números únicos impactados por período contínuo de 24h)

 

Aumento de Tier

Todo número inicia na Tier 1. Para ter um upgrade, basta seu número trafegar o dobro do seu limite em um período de 7 (sete) dias. Outro fator importante é a qualidade do número, que não pode ser baixa.

 

Qualidade do número no meu Tier

Quando um número é sinalizado pelo WhatsApp pode ter o seu Tier reduzido para o 1 durante o período de 7 dias. Quem define isso é o próprio WhatsApp. Não existe uma regra. Para conferir o seu Tier atual, basta abrir um chamado em atendimento@zenvia.com.

 

Qual o impacto da qualidade do número na minha conta?

Caso o seu número receba muitos reports de spam e bloqueios e não consiga voltar para o status alto (verde), o WhatsApp pode banir seu número, impossibilitando o uso do número.

Para saber mais sobre limites e classificação de qualidade, veja a documentação oficial do Facebook.
 


    Evandro Bedani (getCRM)

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