No cadastro de Funis de Vendas, em "Controles -> Funis de Vendas" é possível determinar se as oportunidades inseridas em um funil, deverão ou não gerar uma venda no momento do Fechamento da Oportunidade como Venda (quando convertida para Venda), conforme imagem abaixo.



O valor padrão para esse campo é "Sim": sempre que uma oportunidade for Fechada como Venda (convertida em Venda) o getCRM deverá criar um controle de Venda Realizada somando o valor dessa oportunidade em Total da Quantidade de Vendas e Total do Valor de Vendas. Esse é o comportamento normal de um Funil de Vendas destinado para gestão de oportunidade de negócios.
Em algumas situações, o Funil de Vendas pode ser utilizado para gestão de atividades ou processos de "não vendas", por exemplo, um controle de pós-venda:

Funil: Fluxo de Vendas com indicador "Atividade de Venda" igual a "Sim".
Funil: Pós-Venda com indicador "Atividade de Venda" igual a "Não".

1) Uma oportunidade foi Fechada como Venda no funil "Fluxo de Vendas" e a venda foi adicionada aos totalizadores (o indicador de "Atividade de Vendas" estava como "Sim").
2) Uma nova oportunidade foi criada no funil "Pós-Venda" com valor igual a zero para acompanhar os processos de pós-venda da oportunidade fechada no item 1 acima.
3) No momento do fechamento da oportunidade no funil "Pós-Venda", nenhuma informação de venda será adicionada aos totalizadores, evitando a duplicidade de vendas (o indicador de "Atividade de Vendas" estava como "Não").



    Evandro Bedani (getCRM)

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